sábado, 29 de junho de 2013

Sustentabilidade em Construções Civis




Programa Casa Sul - Sustentabilidade em Construções Civis

Sustentabilidade em construções civis é a mais nova e promissora forma de construir sem agredir o meio ambiente.
A utilização de matérias ecológicas e tecnologias, voltadas para a redução de agentes poluentes, o uso racional da água e da eletricidade são as principais ações voltadas para a sustentabilidade.
Os primeiros passos rumo à sustentabilidade em construção civil teve início com estudos sobre o desenvolvimento ecológico. Esses projetos foram idealizados na Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
Ao longo das décadas seguintes novos conceitos foram criados e, mais tarde, aprimorados. Atualmente a prioridade é conscientizar a todos sobre a importância do desenvolvimento sustentável, demonstrando na prática que é possível suprir todas as necessidades dos povos sem esgotar as reservas naturais, preservando assim o ecossistema.
Contudo, a construção sustentável deve valer-se de todos os recursos naturais disponíveis como a iluminação natural, a captação e o aproveitamento das águas da chuva. Além de reservar espaços apropriados para a coleta seletiva de lixo.
Para isso, recomenda-se a utilização de produtos a base de água e dos totalmente sólidos, pois eles são os mais apropriados pelo fato de não emitir gases poluentes quando em contato com o oxigênio.
Outras precauções para diminuir aos danos ambientais são o uso de tintas sem solventes, a redução no consumo de água com a criação de poços artesianos e o uso da energia solar.
O conjunto dessas atitudes sustentáveis permite que a construção civil colabore de forma significativa na preservação ambiental.
Em algumas cidades os restos de obras estão sendo reaproveitados em outras construções gerando maior economia e deixando menos entulho em áreas verdes.
O fato é que cada vez mais surgem empresas dispostas a adotar a sustentabilidade como meta e prioridade em suas obras.

Aluna: Natália Inocêncio Valmorbida. 1º ano E.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário