sábado, 29 de junho de 2013

Pegada Sustentável

RECICLAGEM – Pegada Sustentável recicla tênis para destiná-los ao descarte correto



O programa Pegada Sustentável tem como objetivo reciclar tênis para destiná-los ao descarte correto. Mais especificamente, cimenteiras.
Lançado pela adidas em parceria com a RCR Ambiental, o projeto visa transformar os produtos inutilizáveis em energia nas fábricas de cimento. Para tanto, vai disponibilizar postos de coleta em todas as lojas da marca e mobilizar os consumidores para aderirem à campanha, em resposta ao que o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da empresa, Fabiano Lima, refere-se como “necessidade de mudança de paradigma”. “A pressão por um capitalismo diferente é cada vez mais necessária e queremos colaborar com isso”, disse durante a apresentação da iniciativa.
Segundo Lima, o projeto não está em sintonia apenas com a Política Nacional de Resíduos Sólidos mas também com as próprias expectativas da sociedade. Presente no lançamento do Pegada Sustentável, o secretário da Copa em São Paulo, Gilmar Tadeu, confirma a tese:  “Já existe uma consciência de coleta de resíduos. A sociedade vem avançando nesse tema e as instituições precisam corresponder, ajudar no trabalho de estimular essa consciência”, afirmou.
Para participar do programa Pegada Sustentável e garantir o descarte adequado dos calçados, basta o usuário entregar um par de exemplares sem condições de uso – de qualquer marca – nas lojas adidas. Todos os produtos entregues para reciclagem serão encaminhados para a RCRambiental, empresa de logística reversa e gestão ambiental, que irá receber os itens, descaracterizá-los e transportá-los até seu destino final: plantas de blendagem de resíduos, onde serão transformados em combustível para alimentar fornos de cimento, possibilitando seu reaproveitamento integral. Todo o processo seguirá rigorosamente as normas da legislação ambiental vigente no Brasil.
“Topamos entrar como parceiros na hora! É um projeto muito interessante. A adidas se faz responsável por todo o ciclo do produto, da fabricação à venda e ao descarte. Mas mobilizar o consumidor será um grande desafio”, pontua Eduardo Antequera, diretor financeiro da RCR Ambiental. Desafio que a adidas pretende superar em três linhas de ação: disponibilizar o máximo possível de postos de coleta para facilitar o acesso dos consumidores; estabelecer diálogo com eles por meio das redes sociais, principalmente com os mais jovens, a fim de estimulá-los, envolvê-los; e premiar com brindes especiais.
O cliente deverá assinar um termo de doação do calçado para reciclagem e receberá um brinde especial: nos três primeiros meses, um ingresso para visitar o Museu do Futebol (Pacaembu- SP). “Só a adidas poderia ter uma iniciativa desse tipo: fazer com que um tênis se transforme em algo em prol da sociedade”, elogia Cafu, ex-jogador de futebol e um dos embaixadores da adidas, marcando presença no evento. Inicialmente, o descarte será realizado nas sete lojas e onze outlets da adidas na grande São Paulo e capital. A partir de março o programa será ampliado para o restante do país.
“Com o programa Pegada Sustentável a adidas do Brasil engloba mais uma parte da sua cadeia de valor com ações sustentáveis, ou seja, a destinação dos nossos produtos ao fim do seu ciclo de vida. E não vamos parar por aí, estamos desenvolvendo um programa mais abrangente visando a Copa 2014. Mais do que um compromisso de desenvolvimento sustentável, temos aqui uma iniciativa de cidadania corporativa”, afirma Fernando Basualdo, diretor geral da adidas Brasil.

Por Anderson Soares, 1º E.M.

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