sábado, 29 de junho de 2013

Nosso Planeta

Muitos estudantes (principalmente) dizem: “mas e o que, que tem haver essa conscientização com o ENEM, Vestibular...” É possível apresentar algumas respostas...
            Se observarmos as plantas, sabemos que elas fazem fotossíntese cuja equação é: CO2 + H2O + energia solar = CH2O + O2. Agora uma pergunta: como as algas vão fazer fotossíntese com óleo em cima delas, considerando que o óleo inibe a captura de energia solar?
            Continuando esse pensamento voltado aos animais marinhos, muitos destes morrem por causa do mesmo problema citado anteriormente: óleo, petróleo, entre outros. Esses animais procuram luz solar e até mesmo o Oxigênio (O2), mas a única coisa que conseguem é morrer intoxicados por esses derivados do petróleo.
            Acontece na terra também apenas de forma diferente: queimadas, “buraco na camada de ozônio”, aumento dos gases do efeito estufa, entre outros.
            Um exemplo concreto é o da Arara Azul, uma das espécies de aves mais bonitas do Brasil e do mundo, devido à destruição de seu habitat, e a sua captura para o comércio só restam cerca de 3000 Araras.
            E o que isso tem haver com sustentabilidade. Tem haver que se reciclarmos não teria animais com risco de extinção, que se não jogássemos lixo a céu aberto não haveria poluição do lençol freático, que se as indústrias não fizessem tanto “gás”, CO2, CH4, o efeito estufa não seria aumentado a tanto e não aqueceria a terra a aproximadamente 4°C com relação ao séc. XX, entre outros vários problemas.
            Uma pergunta final: Não é legal conhecer mais sobre a natureza? E que tal salvarmos ela de agora em diante? Água potável, oxigênio (O2), aves, plantas, todos os seres vivos em geral, nada é para sempre. Vamos pelo menos tentar salvar o nosso planeta?

Texto escrito por Renan Celi Brun, 1ª série do Ensino Médio.