Programas de Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental da Votorantim Siderurgia incorpora a educação ambiental como um valor cultural da empresa, procurando desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias à preservação dos recursos ambientais. O Programa tem três pilares fundamentais: os funcionários da VS, seus familiares e as comunidades onde moram e situadas próximas às unidades da VS.
Desde a sua inauguração (2006), o programa envolveu mais de 6 mil pessoas: professores de escolas públicas foram capacitados em educação ambiental, filhos de funcionários e terceiros fixos se capacitaram como monitores ambientais e todos os funcionários e terceiros fixos realizaram cinco modalidades de treinamentos ambientais.
Reflorestamento
Seguindo orientação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a Votorantim Siderurgia está plantando um cinturão verde que abrange 32% da área total da nova Unidade Resende - que possui 4,3 milhões de metros quadrados. Ao todo, serão plantadas mais de 200 mil espécies nativas numa área de um milhão e quatrocentos mil metros quadrados. Somente no ano de 2008 foram plantadas 60 mil mudas de espécies nativas. A previsão é que o projeto leve cinco anos para ser concluído.
Monitoramento da Qualidade do Ar
Visando avaliar os possíveis impactos gerados pela instalação de suas unidades nas cidades onde atua, a Votorantim Siderurgia mantém monitoramento constante da qualidade do ar. Nas cidades de Barra Mansa, Resende e Itatiaia possui cinco estações estrategicamente instaladas que fazem o monitoramento da qualidade do ar nas áreas de influência direta. Estas estações monitoram continuamente a qualidade do ar obtendo dados precisos e em tempo real graças à alta tecnologia empregada nos equipamentos.
Os dados são enviados diretamente para o órgão ambiental estadual e poderão dar às prefeituras locais informações importantes para a definição de políticas públicas voltadas para a gestão ambiental municipal, além de criar subsídios para as ações de controle ambiental da própria VS.
Coleta Seletiva de lixo
A reciclagem é fundamental para a preservação do meio ambiente, pois reduz os volumes destinados aos aterros sanitários e, conseqüentemente, ameniza o impacto ambiental. Materiais reciclados também ajudam a diminuir a utilização de matérias-primas, o consumo de água e energia, além de gerar uma fonte de emprego e renda. As unidades da Votorantim Siderurgia adotaram a coleta seletiva de lixo e dispõem de coletores específicos para ajudar na separação dos materiais. Atualmente, mais de 90% dos resíduos produzidos pela VS são empregados como matéria prima em outros processos, privilegiando o reuso e a reciclagem de materiais.
Monitoramento do Rio Paraíba do Sul
O monitoramento do rio Paraíba do Sul, realizado pela Unidade Resende, tem indicado que o trecho Funil-Resende apresenta uma boa qualidade de água em relação à maioria dos outros trechos. O monitoramento – uma parceria entre a VS, a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), é realizado mensalmente em vários pontos do rio Paraíba do Sul.
Esta ação vem sendo realizada desde abril de 2007, ajudando os órgãos ambientais competentes a traçar estratégias para o controle ambiental. Além disso, serve como incentivo para outros estudos semelhantes em trechos até então não monitorados.
O rio Paraíba do Sul é um dos mananciais superficiais de maior importância no Brasil, abastecendo aproximadamente 14,2 milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário