quarta-feira, 3 de julho de 2013

10 Idéias Sustentáveis para transformar as cidades


Por João Vitor Perin Andriola, 1° Ano EM

A cidade de Copenhaguen quer criar um bairro resistente ao clima no bairro de Ostebro. No Klimakvarter (bairro do clima) localizado no distrito de Ostebro, planejadores querem preparar a cidade para chuvas fortes através de soluções verdes no nível da rua. As melhorias criam espaços urbanos verdes com apelo, enquanto encaminham a água das enxurradas para longe de áreas com prédios habitados, onde não causarão dano. A solução está sendo desenvolvida em cooperação com moradores locais e focam espaços públicos (ruas) e áreas privadas (pátios internos).
SF park é um gerenciamento de estacionamentos pioneiro, usando precificação baseada na demanda para tornar o ato de estacionar mais fácil para os moradores da área urbana de São Francisco, ao passo em que reduzem emissões através da rotatividade. Sob o slogan “Circule menos, viva mais”, sfpark lida com a demanda por estacionamento em São Francisco coletando e distribuindo informação em tempo real sobre vagas disponíveis. Para ajudar a alcançar o nível certo de vagas disponíveis sfpark ajusta periodicamente os medidores e preços. O objetivo é reduzir as vagas duplicadas e o tempo que os motoristas gastam circulando atrás de uma vaga.
Neighborhgoods.net é uma plataforma social ponto-a-ponto de empréstimos. Precisa de uma escada, carrinho de mão ou furadeira? Pegue emprestada com algum vizinho. Tem uma bicicleta, mochila ou saco de dormir acumulando pó na garagem? Empreste-os e faça novos amigos. Neighboorgoods facilita a transação com uma agenda de reservas, recordatórios automáticos, alertas, lista de desejos e mensagens privadas entre vizinhos. Também mantém um acompanhamento de propriedades emprestadas. Os vizinhos podem avaliar uns aos outros e criar alerta em perfis de outros membros se algo sair errado.
O Tvlight combina hardware, um pequeno módulo inteligente que inclui sensores, comunicação sem fio e um sensor de luz que pode ser instalado em um poste de iluminação já existente com Tem um software avançado que controla as luzes , monitora a eletricidade utilizada e analisa o tráfego de dados. O sistema detecta a ocupação humana para controlar a intensidade de luz em uma determinada área.
As luzes ficam mais fracas fora dos horários de pico, mas quando a unidade detecta um pedestre, bicicleta ou automóvel, as luzes ao redor sobem de intensidade.
SideCar é um aplicativo de caronas que motoristas dispostos a compartilhar a viagem com pessoas precisando de uma carona. Motoristas pré-selecionados, são avisados pelo SideCar quando uma carona é requisitada por algum usuário próximo. Se o motorista aceitar, o passageiro é levado até o destino, simples assim. Quando o caronista manda o pedido de carona o app também sugere uma “doação” para a viagem.
Um novo método está otimizando a distribuição de luz do dia nas cidades para revitalizar edifícios e bairros ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de energia. Henning Larsen Architects and Partners estão desenvolvendo um método de planejamento urbano sustentável que sistematicamente analisa e mapeia a luz do dia em áreas urbanas e edifícios, aplicando uma estratégia operacional para a renovação sustentável em residências no nível mais baixo.
A cidade colombiana de Montería vem sendo exposta a dramáticas mudanças climáticas como precipitação excessiva de chuvas e inundações. Montería Green City 2019 é um uma iniciativa pioneira na América Latina que aponta emissões de gases de estufas atuais e futuras, adaptando a cidade às mudanças climáticas e melhorando o crescimento urbano. O plano compreende 26 ações que combaterão 15 desafios para reduzir emissões de GHG em 20% até 2019.
O projeto pioneiro da Cidade do México, Metrobus Line 4, utiliza todos os componentes de um sistema de BRT eficiente: pista dedicada, estações fechadas, embarque nivelado, passagem pré-paga, ônibus grandes com vários acessos. Inaugurado em abril de 2012, Metrobus Line 4 roda através do centro histórico da capital mexicana, com uma extensão que leva ao aeroporto internacional. Line 4 foi cuidadosamente projetada para preservar a arquitetura colonial do centro da cidade.
Gothenburg na Suíça utiliza um resfriamento gratuito do Rio Göta älv para pré-resfriar a água que será usada no resfriamento do distrito. Utilizando uma combinação de águas do rio e aquecimento oriundo a incineração de detritos para guiar a absorção, Gothenburg reduziu substancialmente a emissão de Co2 comparado a outros métodos de resfriamento. Os clientes ganham os benefícios ambientais de um resfriamento sustentável a um custo razoável.
No coração de Londres, o desenvolvimento de King’s Cross está alcançando a sustentabilidade e protegendo a herança cultural ao mesmo tempo. A área de desenvolvimento de 66 acres está criando uma nova paisagem para Londres: 50 novos prédios, 2000 novas casas, 20 novas ruas e 10 novos
parques e espaços públicos. A herança cultural da região teve prioridade durante o processo de modernização. O reuso de edifícios históricos e programas para criar casas populares estão em andamento para proteger a diversidade cultural e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário